Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Na Sala Futura contando Histórias


Nos dias 03 e 10 de agosto foi realizado com os alunos das turmas quarto e quinto ano da Escola Municipal Jornalista Brito Broca a aula passeio a Sala Futura que fica na Fundação São Joaquim próximo ao morro do Borel na Tijuca. Podemos contar com o apóio das professoras e agentes ambientais Jaciara (Borel) e Claudio (Formiga) que também é componente da Folia de Reis A Brilhante Estrela do Oriente.




Os Alunos foram bem recebidos por nossa parceira Vânia responsável pelo espaço da Sala Futura, passamos um vídeo que conta a história do carnaval, muito característico por fazer parte da história no morro da Formiga onde fica a sede do GRESE Império da Tijuca, após o vídeo conversamos com os estudantes sobre a influência do samba para o morro da formiga, muitos deles já conheciam a Escola de Samba por desfilarem ou possuírem familiares que desfilam.




Após o vídeo sobre o carnaval, a professora Patrícia do quinto ano e o Claudio reconhecido por fazer parte da Folia de Reis, contaram aos estudantes um pouco sobre a história da Folia de Reis, sua composição, origem e como ela foi trazida por imigrantes mineiros até o morro da Formiga. Além disso, o Claudio passou um vídeo onde acontecia o encontro entre duas Folias. Os alunos perceberam que tanto o Samba quanto a Folia de Reis fazem parte da história da comunidade em que eles moram.




No final da aula passeio os estudantes cantaram um verso e dançaram como um palhaço da Folia de Reis.
Assim continuamos cooperando para o desenvolvimento da trilha educativa história do morro da Formiga.








Nenhum comentário:

Postar um comentário